O que é ser militante?

Ser militante é assumir o papel que o diretor lhe designou nesta novela chamada vida. Ser militante é saber que todos têm posição - entendendo que você enxerga o mundo de uma fração dos 12.756 quilômetros de diâmetro do planeta, não podendo vê-lo por inteiro, mas sabendo que o inteiro existe.
Ser militante é entender que quem está lá em cima não quer descer e quem tem fome quer comer. Ser militante é saber que alguém errou a equação no vestibular chamado humanidade, dando muito para poucos e pouco para muitos.
Ser militante é saber que a prerrogativa do mundo dos fortes foi criada por alguém cego, que nunca enxergou que todos têm fraquezas e forças. Ser militante é saber que a máquina que exclui foi criada pelos privilegiados e que o privilégio é fruto do desabono de alguém.
Ser militante é saber que existem maiorias e minorias dentre muitas possibilidades de diferença, seja étnica, religiosa, por gênero, por sexualidade, por nacionalidade, por faixa etária, dentre muitas outras, mas entender que a diferença entre o militante e o não militante é saber que a única diferença insalubre é a diferença social, aquela que faz um terço da população mundial não dormir porque tem fome.
Ser militante é saber que o preconceito é a pior doença do homem, a arma que a infelicidade criou para combater a felicidade, a arma que a injustiça criou para combater a justiça, a falha da máquina que era para ser perfeita.
Ser militante é saber que quem ou o quê nos criou, independente da crença, nos fez iguais, e que sexo, cor, preferência sexual, raça e qualquer outro fator não alteram, em nada, a capacidade, o caráter e a importância de cada ser humano.
Ser militante é ser poeta, operário, escultor, esportista, estudante, aposentado, músico, empreendedor, sindicalista, jornalista, escritor, engenheiro, professor, de todos os segmentos e profissões, porque ser militante é participar do todo que se chama humanidade.
Ser militante é ter preferência pela palavra universalização, porque ela significa extensão de tudo para todos, um mundo universal é onde nenhum processo é excludente. Ser militante é saber que todos os recursos do planeta e todas as invenções da humanidade devem ser de usufruto de todos.
Ser militante é cantar uma ode à alegria, é gostar de justiça, mas sem precisar ser justiceiro, é respeitar o planeta terra, preservando-o. Ser militante é enxergar em todos os seres humanos - um semelhante, desejando que as mesmas conquistas que deseja para si se estendam a todos.
Ser militante é viver o presente, é lutar, é vibrar, é chorar, é vencer, é perder, é recomeçar, é ir até o fim, é ter utopias, é acreditar nas qualidades da humanidade e dar sentido a tudo.

Comentários

  1. Felipe você escreve tão bem :O o texto ficou muito muito muuuuuuuuuuuito bom. parabens, si eu não te conhecesse ia até te pedir um autógrafo. hihihi *-*

    ResponderExcluir
  2. Muito bom mesmo...

    Se possível entre nesta rede conosco...
    www.realdemocracia.org

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resumo: Crítica da Razão Tupiniquim

O porquê da inércia midiática

Considerações acerca de Educação Após Auschwitz