Lançamento da campanha “Banda larga é um direito seu!”

PNBL: Um passo importante
Na guerra da comunicação, o dia D será quando a regulamentação da mídia for aprovada, porém, como em toda guerra, existem batalhas preliminares a priori da batalha final, e a batalha da vez é pelo arranque do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL).
O PNBL foi lançado em 2010 e refletiu em um importante passo rumo à democratização da comunicação. Mas, como em todas as conquistas dos últimos 8 anos, a sociedade civil – através dos movimentos sociais -, deverá estabelecer uma estratégia de cobranças a fim de garantir que os avanços prometidos ocorram no prazo estipulado.
Segue abaixo as principais prerrogativas do PNBL:
  • Acelerar a entrada da população na moderna Sociedade da Informação;
  • Promover maior difusão das aplicações de Governo Eletrônico e facilitar aos cidadãos o uso dos serviços do Estado;
  • Contribuir para a evolução das redes de telecomunicações do país em direção aos novos paradigmas de tecnologia e arquitetura que se desenham no horizonte futuro, baseados na comunicação sobre o protocolo IP;
  • Contribuir para o desenvolvimento industrial e tecnológico do país, em particular do setor de tecnologias de informação e comunicação (TICs);
  • Aumentar a competitividade das empresas brasileiras, em especial daquelas do setor de TICs, assim como das micro, pequenas e médias empresas dos demais setores econômicos;
  • Contribuir para o aumento do nível de emprego no país;
  • Contribuir para o crescimento do PIB brasileiro.
Como resultado da I Conferência Nacional de Comunicação (CONFECOM), o plano tem suas deficiências, mas não se pode negar que se trata de um tremendo avanço.

Hoje a banda larga é cara, lenta e para poucos, e precisa ser universalizada e qualificada em nosso país, por isso que o projeto prevê investimentos em infra-estrutura, além dos subsídios para baratear o serviço.
Com toda população tendo acesso à internet, as metodologias educacionais se multiplicam, e a revolução que todos esperamos em todos os níveis começa ficar mais tangível e a guinada rumo à regulamentação da mídia começa ficar mais nítida.

Blogueiros, ativistas da cultura digital, entidades de defesa do consumidor, sindicatos e centrais sindicais, ONGs e demais segmentos da sociedade civil estão organizados pela campanha “Banda larga é um direito seu!”, em prol de fomentar os avanços propostos pelo governo.
O lançamento nacional ocorrerá em São Paulo, Rio de Janeiro, Campo Grande, Salvador e Brasília. Segue agenda:
SÃO PAULO (SP) – 19h
Sindicato dos Engenheiros de São Paulo
Rua Genebra, 25 – Centro (travessa da Rua Maria Paula)
RIO DE JANEIRO (RJ) -
19h: início da atividade plenária – 20h30: lançamento da campanha
Auditório do SindJor Rio
Rua Evaristo da Veiga, 16, 17º andar
SALVADOR (BA) – 19h
Auditório 2 da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia
Avenida Reitor Miguel Calmon s/n – Campus Canela
CAMPO GRANDE (MS) – 19h30
Sede da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul)
Rua 26 de agosto, 2269 – Bairro Amambai
BRASÍLIA (DF)
20h – Balaio Café
CLN 201 Norte, Bloco B, lojas 19/31
 O manifesto da campanha, a lista de participantes e o plano de ação estão no site www.campanhabandalarga.org.br Participe.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resumo: Crítica da Razão Tupiniquim

O porquê da inércia midiática

Considerações acerca de Educação Após Auschwitz