Um Jogo para não esquecer

O futebol brasileiro tem em sua história datas memoráveis, e com certeza 27/03/2011 vai entrar para a lista dos dias a serem contados para todos aqueles que de alguma forma admiram o esporte do barbante e do couro.
A 16ª rodada do Campeonato Paulista de 2011 nos rendeu o clássico entre Corinthians e São Paulo, o chamado Majestoso, que carregava antes desta partida um tabu, pois o São Paulo Futebol Clube não vencia o Corinthians há mais de 04 anos. Neste momento, o Corinthians ocupava a liderança da tabela com 34 pontos e o São Paulo ocupava a terceira colocação com 31 pontos.
O clássico estava cheio de peculiaridades, e uma das principais se remetia ao fato do goleiro e capitão do São Paulo, Rogério Ceni, que poderia marcar o centésimo gol de sua carreira. Rogério já era, até então, o goleiro que havia marcado mais gols na história do futebol e chegar ao centésimo era considerado pelos principais cronistas como um feito tão ou mais simbólico que o milésimo gol do Rei Pelé.
O Jogo
O Jogo começou de forma bastante disputada, com o Corinthians apresentando certo domínio de posse de bola, porém, por volta dos 20 minutos de partida – as ações de ataque das duas equipes já estavam equiparadas, e o jogo estava muito disputado.
Na altura dos 30 minutos de jogo, o São Paulo começou usar sua velocidade para envolver o Corinthians, e com rápidas intervenções de ataque, começou incomodar de forma mais aguda a base defensiva corintiana.  E aos 39 minutos - com forte arremate de fora da área do atacante Dagoberto -, o São Paulo abriu o placar.
O primeiro tempo seguiu com forte atuação ofensiva das duas equipes. O segundo tempo começou com o Corinthians pressionando e o São Paulo rebatendo em fortes contra-ataques, e foi em um lance de contra-ataque aos 7 minutos que o atacante Fernandinho sofreu falta, na extrema esquerda da grande área corintiana.
Fato: para todos aqueles que acompanharam futebol nos últimos 14 anos, é de conhecimento que faltas nas extremidades das grandes áreas são as especialidades do batedor de faltas do São Paulo, o goleiro Rogério Ceni. E por isto, o arqueiro tricolor foi para a cobrança, e aos 8 minutos de partida, ele – em uma linda cobrança -, marcou seu centésimo gol na carreira, 2 a 0 para o São Paulo.
A emoção em Barueri, local do jogo, era explícita, e para completar, pouco tempo após o gol, o lateral-direito do Corinthians, Alessandro, foi expulso após cometer falta agressiva no atacante Dagoberto. Neste momento, todos imaginavam que a partida havia se tornado fácil para o São Paulo, porém, aos 22 minutos do segundo tempo, o atacante Dentinho marcou e o placar ficou em 2 a 1.
Logo após, e de forma infantil, o atacante tricolor Dagoberto foi expulso, e o jogo ficou mais equilibrado, mas com consistentes decidas de contra-ataque, o São Paulo incomodava - e foi em uma decida como esta, que o atacante Dentinho do Corinthians foi expulso. Após isso, o São Paulo passou a cozinhar a bola, e aos 51 minutos do segundo tempo, a partida encerrou, e o tabu havia caído e o centésimo gol do goleiro artilheiro havia sido marcado. Um dia de glória tricolor.
Centésimo gol
Apesar do não reconhecimento da FIFA – fator secundário -, o goleiro Rogério Ceni e a torcida do São Paulo comemoraram muito o centésimo gol, e, como esperado, o Corinthians baseou-se na posição da maior entidade do futebol, alegando que Ceni havia marcado seu 98º gol, anulando dois gols marcados em amistosos. Mas o São Paulo e sua torcida reconhecem o centésimo gol do tricolor, fator determinante para a festa.
A posição do Corinthians é justificável, pois a partir de agora: o time entrou para história como o time que tomou o centésimo gol de Rogério Ceni, fato este que entrou para os anais do futebol.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resumo: Crítica da Razão Tupiniquim

O porquê da inércia midiática

Considerações acerca de Educação Após Auschwitz