A fantasia de democrata está caindo


“Se o PFL for o sinônimo de democracia no Brasil, eu deixo de ser democrata”
                   (Ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva)



A alcatéia dos lobos mais astutos do Brasil reuniu-se hoje (15) em seu segundo congresso para colocar em prática o plano de salvação da direita brasileira, o Democratas, antigo Partido da Frente Liberal (PFL), partido que sucedeu o Partido Democrático Social (PDS), descendentes da mãe ARENA, está tentando cauterizar a maior ferida de toda a sua história.
A hemorragia tem sido aguda e a direita e o DEM estão em estado de isquemia, uma grande perda de sangue está sendo anunciada há algum tempo, as plaquetas sanguíneas da direita estão muito baixas, e a perda de sangue é eminente.  Os especialistas deram ao fenômeno o nome de Peculiar Doença Brassônica (PDB). Nos corredores do DEM, a PDB está tirando o sono de muitos lobos. Para resolver tal diagnóstico, os membros do partido designaram o Doutor Agripino Maia para presidir a comissão de análise e enfrentamento da PDB.
Brincadeira à parte, o Democratas hoje deu sua cartada final para a salvação do partido, e elaborou sua prática de enfrentamento da crise pós Kassab, o articulador da vez é o Senador Agripino Maia, aquele que é simpático ao banqueiro Daniel Dantas e ao regime de cessão, que já acalmou os ânimos da rainha ruralista Kátia Abreu e do Barão Ronaldo Colombo.
Na última semana a Senadora Kátia Abreu (TO) havia externado sua insatisfação dentro do partido, assim como o atual governador de Santa Catarina, Ronaldo Colombo. O Democratas, que viu sua bancada no congresso diminuir sistematicamente no último período, está querendo recolocar-se no controle das rédeas da política brasileira.
O fato é que a política nacional está se renovando, as lideranças das últimas quatro décadas estão dando lugar para as novas lideranças, e a direita não renovou muito bem seus quadros e por isto, é a que mais sofre com tal situação. O DEM representa o arcabouço da direita no país, e por isto é o principal afetado. A saída do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, do partido – representa que o terreno liberal não é mais tão bom para o plantio político.
Kassab não virou socialista, mas após fundar Partido Democrático Brasileiro (PDB) vai migrar para o Partido Socialista Brasileiro (PSB). Não é a primeira vez que a direita utiliza-se da bandeira socialista para conseguir chegar às massas.  O campo progressista deve saber fazer a leitura mais realista da situação e ajudar a isquemia da direita causar falência múltipla das forças direitistas.
Utilizar do eventual espírito solícito do prefeito Kassab da melhor forma, sem perder a ciência de quem é Kassab, verdadeiramente. Pois faz parte de qualquer processo revolucionário ou meramente progressista, que alguns quadros das forças reacionárias acabem migrando para o campo em ascensão para não perder a musculatura política.
Então que eles finjam que gostam do povo, e que o povo consiga entender o oportunismo momentâneo e possa fazer a melhor leitura da situação, e assim discernir entre o oportunista e o progressista. Cabe à esquerda colaborar para esta compreensão.
Para que a tão sonhada extirpação da corrente ideológica que o DEM representa aconteça, as mudanças esperadas para com este governo devem acontecer e assim minar cada vez mais as possibilidades de atuação da corrente reacionária no Brasil. O insucesso da direita depende do sucesso da esquerda. Então, que comece o show.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resumo: Crítica da Razão Tupiniquim

O porquê da inércia midiática

Considerações acerca de Educação Após Auschwitz