Onde está acontecendo a festa da modernidade?

  Uma virada de pescoço pra trás e algumas perguntas:

1.Quem leu nas últimas semanas que os partidos de esquerda estavam atrasados na compreensão política? 2. Quem escreveu isto? 3. Quem tentou entender a real influência das redes sociais nas manifestações? 4. Quem acreditou depois dos fenômenos novos de mobilização apresentados que uma nova forma de atuar na política (pra esquerda) surgiria?



Pois bem, muitas pessoas, inclusive eu, estavam se sentindo na missão de ajudar a escrever o tempo novo, tentando cooperar da melhor forma. Mas eis que o velho tempo bate na porta com alguns fatos:

1.O papa está no Brasil e todos, inclusive eu, acompanhando os passos do líder católico; 2. O novo herdeiro da família real inglesa nasceu e é o assunto do momento; 3. Fernando Henrique Cardoso foi convidado por muitos programas pra falar do novo tempo político; 4. O Partido Verde vem à televisão com uma chamada dizendo-se preparado pra suprir os novos desafios da esquerda.

Se, para Hegel, Napoleão era o espírito do mundo a cavalo - o que ocorreu com o baixinho tão poderoso? Seu cavalo cansou, seguiu em frente ou voltou?

Voltamos pro passado? De volta pro futuro? (só que não); talvez um salto de trampolim que nos fez cair num buraco muito profundo?

Muitas coisas vêm à tona, mas uma delas é fato: a modernidade ainda não aconteceu em sua plenitude.


Querida, estamos ansiosos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resumo: Crítica da Razão Tupiniquim

O porquê da inércia midiática

Considerações acerca de Educação Após Auschwitz