As bandeiras da humanidade e suas convergências para conquistar para todos


As hastes da humanidade seguram muitas bandeiras, bandeiras dignas e essenciais para que possa alcançar o sentido mais pleno de sua existência: viver em harmonia com o planeta terra, com todos os homens e mulheres tendo os direitos da respeitosa estadia. Dos homens comuns aos responsáveis em tomar decisões determinantes para o destino da humanidade, o sentimento deve ser o mesmo: fazer pelo todo. Certa vez, o mexicano César Chávez disse: "Não podemos buscar realização para nós mesmos e esquecer-se do progresso e prosperidade para nossa comunidade. Nossas ambições precisam ser amplas o suficiente para incluir as aspirações e necessidades dos outros, pelo bem deles e pelo nosso próprio. "
Os seres humanos que mais contribuem para o todo são aqueles que possuem o adereço amplitude, que faz o espírito se tornar largo, que abrange sentimentos fraternais aos seus iguais na mesma proporção daqueles que têm por si. Em sua Autopsicografia, o poeta português Fernando Pessoa disse que os que lêem os que escrevem na dor lida sentem bem, ou seja: o poeta desperta no homem a amplitude de espírito que cada um tem, mas que por algumas vezes está escondida.
Na verdade esta é a função da arte, despertar o que há de mais nobre e mais sórdido no homem, dependendo da intenção do artista – em seu mais alto potencial. As feministas devem lutar pela igualdade, sem esquecer que os homens também são atores fundamentais para que esta exista. Os negros devem exigir o fim do preconceito, entre todos, sem alimentar-se da raiva, pois o remorso só trará dificuldades no avanço que tanto precisam.
Os trabalhadores devem entender que todos têm de estar juntos para que a conquista venha de um modo rápido, sem a chance do retrocesso. Os homossexuais devem exigir respeito, mas entendendo que o processo de conscientização será árduo, e a luta deve ser feita em todos os dias.
Os ambientalistas devem brigar pela preservação do planeta, mas sem se esquecer que um terço da humanidade ainda está na miséria e que muitos ainda não têm o que comer. São muitas bandeiras, nos mais diversos segmentos, tendo na arte seu maior fomento. Do samba ao blues, a arte consegue unir os homens e mulheres de todas as classes, cores e raças.
Todas as bandeiras levam ao mesmo caminho: a igualdade entre os homens. Algumas de maneira explícita, outras nem tanto. Mas quando todos puderem dar as mãos sem qualquer medo, o resultado esperado já estará obtido, e aí a humanidade encontrará caminhos menos estreitos para as tantas lutas que ostenta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resumo: Crítica da Razão Tupiniquim

O porquê da inércia midiática

Considerações acerca de Educação Após Auschwitz